06 abril 2009

Damages - Pilot


Há um ano atrás eu vi o piloto de Damages e vibrei da primeira a última cena. É uma vergonha admitir que não vi essa série de cara em seu primeiro ano. Até passei logo para o segundo episódio, mas não lembro por qual motivo não continuei assistindo essa série tão maravilhosa. Damages ainda foi recordista em indicações ao globo de ouro 2008. Não só de indicações vive uma série. Glenm Close fazendo a ardilosa Patty Hewes, é sem dúvida sensacional. Como se tem uma coisa que odeio é começar e não terminar, na semana passada eu decidi me redimir desse pecado enorme de ter abandonado Damages e voltei ao piloto.

Um piloto de uma série é feito par aprovocar entusiasmo, apresentar os personagens, apresentar a trama e ainda prender o espectador para a próxima semana. Existem séries que tiveram um piloto infeliz, mas a série em seu conjunto foi maravilhosa. Existe o caso da série que tem um bom piloto, mas desanda com o passar dos episódios. Damages, até o momento, é um dos seriados que mistura ação policial e um toque de drama onde seu piloto foi o mais perfeito possível. A série traz a "novidade" dos seriados americanos: flashback. A série começa no tempo presente, mas logo em seguida vamos para seis meses antes. O que poderia até deixar o clima cair ou abusar do clichê, muito pelo contrário, conquista de cara! Primeiro vemos que a garota correndo ensanguentada por Nova Iorque se chama Ellen é recém formada em direito e deixou de assinar com uma firma de advocacia para tentar uma entrevista com a advogada fodona: Patty Hewes. Até aí introdução normal de série...Gostei foi no momento em que Ellen foi comemorar com o noivo a entrevista com Patty, em um pub, e encontra o advogado que ela não assinou o contrato esperando por ela. O diálogo entre eles foi totalmente sombrio. Rápido mas sombrio. Assistindo pela segunda vez pude perceber melhor isso.

Todos odeiam Patty e estão contra ela. É uma personagem muito "duas caras", não diz muito quem é. Com o decorrer do episódio percebemos que existe uma trama maior para Ellen. Patty não foi até ela pelo currículo maravilhoso que ela possa ter, mas pela importância em um caso. O caso que começamos a acompanhar nesse episódio piloto. Arthur Frobisher é acusado de uma venda de ações ilegais que salvou sua própria fortuna, mas arruinou seus empregados. Muitos perderam a aposentadoria e economias de uma vida inteira, não deixando nada para seus filhos, netos ou bisnetos. Se tem uma coisa que Patty quer é acabar com Arthur e Ellen conhece um caminho que pode ajudar nisso. A transação que Arthur fez foi presenciada, de alguma forma que ainda não foi mostrada, pela futura cunhada de Ellen. Ellen nada sabe até metade do episódio, onde surgem dúvidas sobre as reais intenções de patty.

O piloto é isso, um jogo de quebra cabeças onde vamos conhecendo as peças e descobrimos que o final do jogo, aparentemente Ellen saiu perdendo. Perguntas, obviamente permanecem no ar, mas vão sendo respondidas até pela dinâmica da série, onde o flashback predomina. Damages é uma das melhores séries sendo produzidas atualmente. A segunda temporada acabou semana passada nos EUA. Terceira temporada confirmada! Vamos ver do que Patty é capaz...

Nenhum comentário: